Saúde e Bem-estar
Grávida sim, cuidadosa e vaidosa também!
21 de março de 2023
Veja as principais dúvidas das gestantes para garantir que esse seja um período especial
A gravidez é um momento muito especial para as gestantes. Há quem diga que a pele melhora, o cabelo fica mais brilhoso e as grávidas ganham os contornos mais bonitos. E é por se sentirem mais bonitas que as grávidas não querem deixar a vaidade de lado e aí começam a surgir uma série de dúvidas sobre o que é ou não recomendado por médicos neste período.
Reunimos a maior parte das dúvidas para que gestantes mantenham a vaidade, a autoestima e a saúde durante a gestação e a amamentação. Confira.
A campeã de dúvidas: grávida pode ou não pode pintar o cabelo?
Em geral, os médicos recomendam que a gestante não faça a coloração ou a descoloração do cabelo pelo menos nos 3 primeiros meses da gestação – período de formação do bebê.
Passado esse período mais crítico, digamos assim, é importante que o profissional que irá realizar o procedimento não encoste o produto no couro cabeludo da gestante. Mas antes de tudo é válido conversar com o médico e até apresentar o produto e seu respectivo descritivo para que o médico verifique se realmente não há qualquer chance de haver formol, amônia ou chumbo em sua composição, pois não são recomendados para gestantes.
Grávida pode fazer depilação? Qual é a melhor opção: cera ou laser?
A depilação com cera pode ser realizada normalmente, inclusive até o nono mês de gestação, mas é importante que a gestante fique atenta à temperatura da cera, já que a sensibilidade da pele é maior neste período, e não reutilize a cera.
Já a depilação a laser não é recomendada por conta dos riscos de manchar a pele da gestante.
Dipirona é a única opção de remédio para grávidas que tenham dor ou febre?
Tanto a dipirona quanto o paracetamol podem ser utilizados por grávidas em casos de dor ou febre, em qualquer período da gestação, desde que a gestante não seja alérgica a essas medicações.
Mas é sempre válido consultar o médico e obter a orientação quanto à medicação a ser adotada em cada caso, bem como o período de uso recomendado.
Grávida pode consumir bebida alcoólica? Se sim, há uma quantidade recomendada?
Os médicos não entendem que há uma quantidade segura para recomendar o consumo de bebidas alcoólicas às gestantes. Por isso, vale cortar a cerveja, o vinho e todas as bebidas destiladas, como vodca, da dieta e isso não apenas durante a gestação como também na fase de amamentação.
E pintar as unhas, tem alguma contraindicação para grávidas?
Não há contraindicação. Grávidas podem pintar tanto as unhas das mãos quanto dos pés e é permitido tirar as cutículas também. O único cuidado está relacionado à higiene adequada dos acessórios de manicure, como alicates, tesouras e espátulas.
O ideal é que cada grávida tenha o seu próprio kit ou então garanta que o salão frequentado tenha a autoclave, responsável pela esterilização correta dos acessórios de manicure.
Grávida pode ir à academia?
A prática de exercícios é sim recomendada, mas é válido que cada gestante converse com o seu médico e avalie sua condição clínica e histórico. Além disso, é válido buscar orientação de um profissional de educação física responsável por criar um treino personalizado.
E se bater aquela vontade de comida japonesa, grávida pode ou não pode comer?
O peixe cru em si, base de alimentos como sushi, sashimis e steak tartare, não transmite a toxoplasmose, desde que bem higienizado. Mas há um risco por não sabermos se a pessoa que o preparou lavou bem as mãos e se o local também está higienizado adequadamente.
Na dúvida, a recomendação geral é evitar qualquer tipo de alimento cru e higienizar bem as cascas de frutas, legumes e verduras.
É verdade que grávida pode doar sangue?
Na verdade, depende. O corpo da gestante produz até 50% mais sangue durante a gestação. Mas por ser um período mais sensível, os médicos recomendam que as grávidas não doem sangue. Ainda assim, caso os exames de pré-natal apresentem bons resultados e o médico autorizar, aí sim a gestante poderá doar sangue.
Grávida não pode ter contato com gatos?
Não é verdade. O certo é que os médicos recomendam que as grávidas não permitam que os animais de estimação subam em camas, evitem beijos e mantenham cuidado na hora da limpeza de fezes e urina, principalmente dos gatos, que são hospedeiros naturais de toxoplasma.
Então, é importante que grávidas mantenham as caixas de areia dos gatos limpas e utilizem luvas e pá para isso. Além disso, é fundamental lavar bem as mãos após a limpeza.
Café não é permitido, mas chá está liberado para grávida?
Na verdade, o café é permitido desde que em pequenas quantidades devido ao excesso de cafeína e risco de aborto. Quanto aos chás, é recomendado que a gestante escolha os de cor clara e que tenham efeito calmante, como camomila e erva cidreira.
Existem chás que devem ser evitados e, por isso, é válido sempre consultar o médico para que ele oriente o que é melhor para cada gestante.
Grávida não pode tomar antibiótico?
Os antibióticos que tiverem em sua composição as substâncias quinolonas e sulfonamidas são proibidos para quem está grávida, devido ao risco de causar problemas no sistema nervoso do bebê como também em suas articulações.
Mas como toda medicação deve ser recomendada pelo médico, é sempre válido consultá-lo antes de comprar qualquer tipo de remédio.
Além de esclarecer as suas dúvidas por meio do nosso Blog, nossos ginecologistas e pediatras estão à disposição para apoiar todas as gestantes e novas mamães, tanto na gestação como no período de amamentação e crescimento dos bebês.
A Vale Saúde também garante o cuidado que você e a sua família precisam. Por isso, além do preço que cabe no seu bolso, não há filas ou carência. Conheça as nossas assinaturas e verifique aquela que mais se encaixa à sua necessidade.
Vale Saúde, o cuidado que acompanha você!
Escrito por Vale Saúde
A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.